Bahia

Após vistoria, Justiça interdita ala de presídio em Vitória da Conquista

No último dia 8 de janeiro, a Justiça já havia interditado um dos três módulos existentes no presídio, também por falta de estrutura e condições de higiene.

22/01/2014 às 16h43, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Justiça determinou a interdição de um dos módulos do presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, e recomendou a transferência dos presos para outras unidades. A decisão foi tomada pelo juiz após uma comissão formada por representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, conselho penal e vara do júri avaliarem as condições do local.
 
De acordo com o G1, as condições do módulo foram consideradas desumanas pela comissão, que encontrou nas celas a água de beber guardada em baldes, péssimas condições sanitárias, e até mesmo a presença de um escorpião entre os detentos. Outro problema encontrado é a superlotação. Atualmente 250 presos ocupam a mesma cela, que deveria abrigar no máximo 187.
 
A Justiça determinou a interdição do módulo e recomendou a transferência dos presos para unidades de outros municípios. Mas, o diretor do presídio discorda da decisão e afirma que as unidades próximas estão ainda piores.
 
No último dia 8 de janeiro, a Justiça já havia interditado um dos três módulos existentes no presídio, também por falta de estrutura e condições de higiene. Segundo o juiz Reno Soares, dadas as condições, o lugar estava funcionando como um depósito de gente.
 
O G1 informou ainda que outra alternativa apresentada pela Justiça é a expedição de alvarás de soltura. Para isso, segundo o juiz, será preciso analisar a situação de cada interno. O diretor do presídio afirma que até o dia 8 de fevereiro, prazo determinado pela Justiça, o módulo I, que havia sido interditado e abriga 63 presos, deve ser desocupado. Já a última decisão ainda será publicada no Diário Oficial do Estado.
 
Um novo presídio com capacidade para cerca de 500 presos está sendo construído em Vitória da Conquista desde 2008. Segundo o diretor, a verba para a obra já foi liberada e os trabalhos devem ser concluídos até o mês de agosto deste ano.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade