Entrevista

Saiba quais requisitos você deve ter para conquistar seu espaço no mercado de trabalho

Em resposta às dúvidas de alguns internautas e ouvintes do programa Acorda Cidade, conversamos com Flávios Burgos, diretor na empresa Hollos Treinamento e Desenvolvimento Humano e Organizacional.

14/01/2014 às 17h40, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Conquistar uma vaga no mercado de trabalho às vezes parece complicado para algumas pessoas, que frequentemente se queixam que as empresas estão cada vez mais exigentes, ou que os critérios e objetivos da seleção não parecem claros.

Em resposta às dúvidas de alguns internautas e ouvintes do programa Acorda Cidade, conversamos com Flávios Burgos, diretor na empresa Hollos Treinamento e Desenvolvimento Humano e Organizacional. Ele vai nos explicar quais os principais requisitos que um profissional deve ter e as atitudes essenciais para um candidato conquistar a tão sonhada vaga de emprego.

Acorda Cidade– Por que muitas pessoas participam de várias seleções para emprego, mas nunca conseguem ser chamadas?

Flávios Burgos– O que acontece normalmente é o seguinte: quando não pela falta de qualificação, pela própria insegurança na hora da entrevista. Isso acontece muito. Então é a questão da comunicação, da oralidade, do perfil, se está encaixado ou não com o que a empresa solicitou. Tudo isso tem realmente atrapalhado nesse processo de seleção. As empresas hoje em dia estão cada vez mais rigorosas, algumas até já solicitaram das agências, que o candidato tem que ter o inglês. Algumas, a depender do cargo, de supervisão para cima, normalmente já pedem inglês fluente, que é uma dificuldade encontrar esses profissionais na cidade. Então muitas vezes estão se encontrando alguns desses profissionais na capital e estão trazendo para Feira.

AC– Então, isso significa que há vagas, mas não há profissionais capacitados em Feira de Santana?

FB– Exatamente, infelizmente é a realidade. A gente trabalha aqui com cursos e eu percebo a dificuldade que as pessoas têm em se qualificar. Elas estão mais focadas em diversão, em compras, do que na própria qualificação.

AC– Você já falou do inglês, mas existem outros requisitos. Quais são os principais, que o mercado de trabalho exige do profissional?

FB– Primeiro de tudo, ele tem que ter uma boa comunicação, a inteligência emocional bem desenvolvida, fluência, boa apresentação e fazer o marketing pessoal dele. No processo da entrevista, nada de exageros, seja na roupa, nos acessórios ou no próprio falar. Tem gente que fala demais e não conseguiu aprender que é necessário primeiro escutar para depois falar. Outra coisa que chama a atenção é a falta de qualificação em cursos técnicos e profissionalizantes. Muita gente pretende entrar no mercado e acha que ter o nível superior é suficiente e isso não é verdade. Hoje em dia para você ser competitivo tem que ter algo a mais, que pode ser uma pós-graduação, um curso de idiomas, de qualificação, algo que seja o diferencial para a sua vida profissional.

AC– Na hora de preparar um currículo, quais os principais pontos que o candidato deve ressaltar?

FB– Primeiro começa com a estrutura curricular. Hoje em dia tem muita gente que ainda usa foto, coloca o nome Curriculum Vitae, que não se utiliza mais, e assinaturas. Então o primeiro ponto é você qualificar o seu currículo. Segundo, colocar os cursos em ordem cronológica, ou seja, o mais recente sempre virá em cima. Depois, você deve ter cuidado com a questão ortográfica, o português. Imagine uma pessoa que está concorrendo ao cargo de secretária cheia de erros ortográficos, então isso vai pontuar contra o candidato.

AC– Outra questão é: muitas pessoas já passaram por vários empregos durante a sua trajetória. Desse modo, é necessário colocar todas essas experiências no currículo?

FB– Nós aconselhamos ao candidato colocar pelo menos os três últimos, ou aqueles que foram mais significativos. É importante que você conquiste o seu espaço na empresa e não seja simplesmente mais um, porque numa entrevista eles vão te perguntar o que você fez no emprego anterior que realmente mereça destaque, e você não pode dizer ‘não sei, não tive’.

AC– Para finalizar, muitas empresas têm adotado a prática de selecionar várias pessoas, dar um treinamento e durante aquele período avaliar qual será o candidato final. Uma vez que a pessoa foi selecionada para participar desse treinamento, o que ela deve fazer para ser o escolhido?

FB– Mostrar que realmente quer o emprego. Então se você chega com essa vontade, e demonstra isso, já é um ponto, obviamente, positivo ao seu favor. Outra coisa muito importante é ter atenção no treinamento, porque ali vai ser a base para que você consiga ou não esse emprego. Além disso, mostrar controle emocional, estar ligado no que está sendo dito e mostrar o que foi aprendido durante o treinamento na prática. Quando você demonstra que realmente aprendeu, então a empresa pode dizer é esse que eu quero para a minha empresa.
 
 
 
 
 
 
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade