Saúde

Desvende os mitos e verdades sobre dieta e emagreça com saúde

A seguir, a nutricionista Rita de Cássia Paz, responde o que é mito e o que, realmente, pode auxiliar no emagrecimento.

05/01/2014 às 14h45, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Na tentativa de emagrecer, muitas mulheres colocam em risco a saúde, seguindo ‘dietas da moda’ e receitas que prometem um emagrecimento rápido, mas que na maioria das vezes podem prejudicar a saúde.  A seguir, a nutricionista Rita de Cássia Paz, responde o que é mito e o que, realmente, pode auxiliar no emagrecimento. Confira.
 
Beber água ajuda no emagrecimento? 
 
Rita de Cássia Paz – A água não está muito relacionada ao emagrecimento. Ela está relacionada a hidratação do corpo. As pessoas que consomem muita água reduzem o peso, porque a água reduz a fome. A água não é calórica, na verdade ela contribui e muito para hidratação do corpo.
 
Alimentos como pimenta, gengibre e chá verde queimam calorias?
Rita de Cássia Paz – O que queima caloria é a atividade física. A pimenta, a gengibre e o chá verde são chamados alimentos termogênicos, que aumentam um pouco a temperatura do corpo. Se o alimento faz isso, a tendência é queimar um pouco mais de caloria, mas isso não quer dizer, necessariamente, que eles vão fazer com que a pessoa emagreça.
O excesso o sal pode contribuir para o aumento do peso?
Rita de Cássia Paz – Não em tecido gorduroso, mas em retenção de água no corpo. O excesso de sódio faz um bloqueio da saída de água, ele retém a água para fazer a manutenção da pressão arterial. Se a pessoa come muito sal e bebe pouca água, a tendência é o sal reter a água, e com isso a pessoa fica um pouco mais pesada, refletindo na balança. Mas não significa que comer sódio vai ganhar peso em gordura.

Beber água morna com limão ajuda a emagrecer?
Rita de Cássia Paz – Não, isso é mito e pode causar uma gastrite.

Evitar jantar à noite ou pular refeições é uma boa tática para quem quer emagrecer?
Rita de Cássia Paz – O correto é que a pessoa se alimente de três em três horas. Jantar não é proibido. O que a pessoa tem que saber é o alimento vai escolher para comer a noite. Verduras e grelhados seriam as melhores opções, porque apesar de ter carboidrato na verdura, tem muita fibra associado a ela, então não é um carboidrato puro como o pão. A pessoa não pode eliminar a janta e nem pular refeições, pois isso pode criar o efeito rebote, que é aquele em que na próxima refeição o corpo compensa as perdas que teve na refeição anterior. Isso ajuda é engordar.

Comer carboidrato após as 18 horas contribui para o aumento do peso?
Rita de Cássia Paz – Só engorda se for uma quantidade excessiva. Se a pessoa comer uma quantidade permitida para o horário, não tem problema nenhum. O problema são os exageros.

Comer de três em três horas ajuda a emagrecer?
Rita de Cássia Paz – Emagrece, porque regulariza a entrada a saída dos alimentos. 

Cumprir a dieta durante a semana e comer a vontade durante os fins de semana, é permitido?
Rita de Cássia Paz – Em início de dieta não é bom fazer isso, porque a pessoa precisa criar o hábito, mas depois que ela já perdeu um pouco de peso e já aprendeu a se alimentar de maneira correta, pode ser permitido. O correto é a pessoa saber se comportar nessas fugidas. Não é errado sair para comer pizza, mas é proibido sair comer a pizza e depois jantar quando chegar em casa. Então tem que ter um balanceamento.

Comer só alimentos diet e light emagrece?
Rita de Cássia Paz – Não, isso aí é mito. O alimento diet significa que um dos componentes foi substituído. Pode ser diet substituindo o açúcar, mas pode ter uma quantidade grande de gordura, então muitas vezes ele é mais calórico que o similar comum. O alimento diet é indicado para pacientes que tem alguma restrição, a exemplo dos diabéticos ou hipertensos, e deve ser consumido moderadamente. O light, apesar de ter menor quantidade de algum nutriente, deve-se ter cuidado, pois por estar comento alimento light, às vezes a pessoa exagera na quantidade e acaba sendo como o alimento convencional.

Saladas é a refeição ideal para quem está de regime?
Rita de Cássia Paz – A melhor refeição para quem está de regime é uma refeição balanceada. Comer salada somente não vai fazer as compensações nutricionais que aquela pessoa está precisando. O ideal é que ela faça um planejamento, contendo todos os tipos de alimentos – carboidratos, lipídios, vitaminas e fibras – para dar a sensação de saciedade. Caso contrário, ela não vai conseguir um emagrecimento real. 

Comer alimentos integrais ajuda na dieta?
Rita de Cássia Paz – Ajuda, pois os alimentos integrais tem uma maior quantidade de fibra e isso dar uma sensação de saciedade maior. Desse modo, a pessoa come um pouco menos e sente mais saciedade do que se tivesse comido um alimento comum.

Cortar os doces da alimentação é uma forma eficaz para emagrecer?
Rita de Cássia Paz – Só se a pessoa for muito amante de doces. Mas o ideal é estipular uma quantidade que ela pode comer durante o dia. Até mesmo porque, se cortar tudo, a dieta fica com o sinônimo de tortura e não é esse o objetivo. É permitido a pessoa comer, mas em pouca quantidade, pois o excesso é que é prejudicial.

Alimentos crus são mais eficientes que alimentos cozidos? 
Rita de Cássia Paz – Para o emagrecimento sim, pois dão mais trabalho ao corpo para fazer o processo de digestão, além de dar mais saciedade.

Refrigerante causa celulite?
Rita de Cássia Paz – Isso é mito. Refrigerante engorda devido a grande quantidade de açúcar que ele tem. Já a celulite é a descordenação circulatória daquele local, são acúmulos de líquidos. Nada como uma dieta bem feita, livre de refrigerante para não engordar, para resolver o problema.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade