Bahia

Consumidores já podem relatar acidentes de consumo

O aprimoramento do Sinmac tem sido contínuo e novas possibilidades já estão sendo estudadas.

12/09/2013 às 15h31, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Visando contribuir para a identificação de produtos que ofereçam mais risco à saúde e à segurança do consumidor, o Inmetro lançou nesta quarta (11), o Sinmac – Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo, que disponibiliza relatórios e estatísticas de acidentes de consumo registrados no País, com filtros por tipo e classe de produto, estado e detalhes sobre os acidentes, tudo isso com análises e recomendações.
 
Para o Consumidor, o Sinmac oferece também um espaço para registro de acidentes de consumo. Aqui na Bahia, os consumidores já podem registrar os acidentes de consumo vivenciados através do site Ibametro, através da página www.ibametro.ba.gov.br.
 
Para o Diretor Geral do Ibametro, Osny Bomfim, o sistema só atenderá os objetivos propostos com a efetiva participação dos consumidores. “O Sistema dá ao consumidor e ao poder público a possibilidade concreta de tomar decisões, seja no nível pessoal ou na adoção de medidas regulamentadoras e de conscientização”, afirmou Bomfim.
 
O Sinmac permitirá o real dimensionamento dos prejuízos causados por estes acidentes, contribuindo para sua redução, seja pela da elaboração e revisão de normas e regulamentos, quanto pelo aperfeiçoamento de produtos e serviços e eficazes ações de educação para o consumo.
 
O aprimoramento do Sinmac tem sido contínuo e novas possibilidades já estão sendo estudadas. Um exemplo: estimar quanto o tratamento de vítimas de acidentes de consumo custa aos cofres públicos do Brasil e quanto à incidência desses acidentes onera o Sistema Único de Saúde (SUS). Nos EUA, apenas em 2012, foram registrados cerca de 36 milhões de acidentes de consumo, que representaram gastos da ordem de US$ 1 trilhão para o país.
 
Rede de Consumo Seguro e Saúde
 
Realizar um amplo levantamento sobre os Acidentes de Consumo é apenas uma das estratégias adotadas pela Rede Consumo Seguro e Saúde (RCSS).
 
Formada, atualmente, pelo Inmetro, Anvisa, e Senacon, esta rede nacional tem por objetivo contribuir com a conformação e consolidação dos sistemas nacionais e regionais destinados a fortalecer a segurança dos produtos, e, desta forma, proteger a saúde dos consumidores, pela detecção rápida e ação coordenada a fim de evitar a entrada de produtos de consumo não-alimentícios inseguros nos mercados da região das Américas.
 
Na Bahia, o Comitê Local está prestes a ser oficializado. Em Outubro, Ibametro (SICM), a DIVISA (SESAB) e Procon (SJCDH) irão celebrar um acordo de cooperação técnica que irá instalar o Comitê Local desta Rede de Consumo Seguro e Saúde, realizando um seminário sobre a temática para discutir dentre outros assuntos o Acidente de Consumo.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade