Cultura

Após reforma, Centro de Cultura Amélio Amorim retoma atividades com programação especial

Dentre as atrações, está também o retorno do Circuito Popular de Cinema e Vídeo (CPCV) ao centro, dentro do Projeto Terças na Tela.

10/05/2013 às 15h23, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana, vai retomar as suas atividades a partir do dia 16 de maio, após um ano fechado para reformas. Com uma programação cultural diversificada, as comemorações vão durar até o dia 30. A cerimônia de reabertura contará com a presença do Secretário de Cultura Albino Rubim e outras autoridades estaduais.
 
Foram reformados os camarins, sala de espetáculos e a área externa. O telhado também foi reforçado. A nova estrutura conta ainda com pisos novos na sala principal, um palco renovado, poltronas para a sala de espetáculos, banheiros reformados e adequação física do espaço para pessoas portadoras de necessidades especiais. No total, foram investidos R$ 819.327,82.
 
Com as intervenções feitas na estrutura do Centro, a Sala Principal praticamente não funcionou em 2012. “Produtores e artistas da cidade e território tiveram que realizar suas atividades em outros espaços, o que naturalmente ocasionou afastamento do público”, explica Bia Vasconcelos, coordenadora do Amélio.
 
O processo de reintegração do espaço à vida da cidade conta com uma programação especial que inclui biblioteca móvel, sarau de poesias, apresentações de grupos de teatro e música locais; Feira de Economia Solidária, Artesanato e Comidas Típicas; oficinas de teatro e música (percussão), apresentação de circo, palestras, exposições, encontro territorial e mostras artísticas dos pontos de cultura do Portal do Sertão.
 
Dentre as atrações, está também o retorno do Circuito Popular de Cinema e Vídeo (CPCV) ao centro, dentro do Projeto Terças na Tela. No dia 21, o circuito exibe a Mostra Futebol Arte, com filmes sobre uma das grandes paixões dos brasileiros. E para as crianças, haverá uma edição especial do CPCV com animações infantis na sexta-feira, dia 24.
 
“O próprio centro se encarregou de fazer mobilização nas escolas, de forma que o projeto também possa ser aproveitado de forma pedagógica”, acrescenta a coordenadora do Centro.
 
Nos três últimos dias de programação, o Amélio Amorim recebe o VI Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia, que pela primeira vez acontece integrado ao I Fórum de Conselhos Municipais de Cultura do estado. Duas instâncias importantes dos Sistemas Municipal, Estadual e Nacional de Cultura, visto que trazem a representação da elaboração e execução de políticas culturais na circunstância mais básica, que são as cidades
 
“Os fóruns têm como proposta a instrumentalização dos dirigentes e conselheiros municipais de cultura para atuação em prol de políticas que permitam à população o livre exercício de sua criatividade e uma boa vivência de experiências culturais”, frisa Sandro Magalhães, Diretor de Territorialização da Cultura da Secult.
 
História
 
Inaugurado em 1992, o Centro de Cultura Amélio Amorim recebeu este nome em homenagem ao arquiteto idealizador do Complexo Carro de Boi, onde, na década de 1970 aconteciam shows musicais, mostras e feiras de artesanato
 
O antigo Complexo deu lugar ao Amélio Amorim, que possui uma sala principal com capacidade para 300 pessoas, um anfiteatro com capacidade para 2.000, seis salas polivalentes para oficinas e ensaios e um foyer com galeria para exposições.
 
Atualmente, o Centro faz parte da rede de espaços culturais sob a coordenação da Diretoria de Espaços Culturais (DEC) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade