Cultura

Fundação faz mobilização para Salões de Artes Visuais em Feira de Santana

O objetivo é mobilizar os artistas visuais locais para a participação na edição 2013 dos Salões de Artes Visuais da Bahia, que vai realizar na cidade uma de suas cinco exposições deste ano.

03/04/2013 às 17h28, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Nesta quinta-feira (4), às 18 horas, a equipe da Coordenação de Artes Visuais da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo Estado (SecultBA), estará no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana, para um encontro com a classe artística da região.
 
O objetivo é mobilizar os artistas visuais locais para a participação na edição 2013 dos Salões de Artes Visuais da Bahia, que vai realizar na cidade uma de suas cinco exposições deste ano. Na ocasião, serão apresentadas orientações para participação no edital e feitas ações de divulgação. O evento é gratuito e aberto ao público interessado.
 
Salões de Artes Visuais da Bahia visam à apresentação da diversidade da atual produção baiana no campo artístico, além de divulgar e valorizar o trabalho dos artistas e estimular a reflexão sobre temas atuais da área.
 
O edital Salões de Artes Visuais da Bahia 2013 está com inscrições abertas até 8 de maio. Nesta edição, o projeto foi ampliado e vai realizar exposições e atividades de formação em cinco cidades baianas de diferentes regiões, reforçando sua relevância no incentivo à criação e difusão de produção artística e à dinamização dos espaços expositivos do interior do estado. A minuta do edital, bem como seus anexos, está disponível no site da FUNCEB: www.fundacaocultural.ba.gov.br.
 
Podem ser inscritos trabalhos de livre temática, de artistas ou coletivos, nas modalidades de arte e tecnologia, assemblage, cerâmica, colagem, desenho, design gráfico (ilustração, humor gráfico e quadrinhos), escultura, fotografia, grafitti, gravura, instalação, intervenção urbana, objeto, performance, pintura, tapeçaria e videoarte. 
 
As propostas serão avaliadas quanto à qualidade artística e ao currículo do proponente, e o número de selecionados dependerá das características físicas das obras inscritas, assim como dos espaços expositivos em questão, podendo chegar a 25 por mostra.
 
As comissões de seleção e de premiação terão, entre seus membros, um profissional renomado de fora do estado da Bahia, possibilitando um olhar externo em relação à produção baiana, ampliando os critérios de análise para além de fatores regionais e ainda contribuindo para divulgar as Artes Visuais da Bahia junto a curadores e críticos de arte brasileiros.
 
Inscrições – Podem participar pessoas físicas, maiores de 18 anos, brasileiros natos ou naturalizados, além de estrangeiros com situação de permanência legalizada, domiciliados na Bahia. O edital apenas se restringe àqueles que fizerem parte das suas comissões, bem como seus parentes até 2º grau e cônjuges, ou a servidores da SecultBA e suas vinculadas – como novidade deste ano, funcionários públicos de outros órgãos do Estado estão habilitados à concorrência.
 
Cada proponente pode inscrever até duas obras diferentes de sua autoria, criadas a partir de 2012, para cada um dos Salões, mas apenas uma delas poderá ser selecionada para integrá-los individualmente. Premiados nas edições dos Salões em 2011 e em 2012 podem participar, mas não concorrerão às premiações. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade