Moda e Beleza

Depilação: Cuidados com a sobrancelha

Depilar demais e arrancar muitos fios nunca é indicado; saiba por quê!

12/03/2013 às 10h52, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade
 
Você é do tipo que arranca pelinhos da sobrancelha todo santo dia? Não pode ver um pelo para cima ou fora do lugar? Vai ao salão ou tira em casa, com pinça? A obsessão com essa parte do rosto e seus pelos fora de ordem pode causar problemaspor isso, é bom ficar de olho vivo nos cuidados que precisam ser tomados.
 
Segundo o médico dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, os pelos da sobrancelha têm a função de proteger os olhos contra o suor e contra agentes externospor isso, seu ciclo de vida não é igual ao do cabelo, por exemplo. "Eles nascem, crescem e caem num período de aproximadamente quatro anos, e a velocidade chega a 0,2 centímetros ao mês, dependendo de características hereditárias e genéticas", explica.
 
Sem sobrancelha?
 
É por essas características específicas que, muitas vezes, quando se retira um pelo da sobrancelha ele acaba não nascendo de novo. O resultado? Muitas mulheres que gostavam, em certa época, de sobrancelhas finíssimas, hoje não têm mais pelos para mudar o formato da região. Outras tiram em casa um pelo que acabara de nascer e acabam mudando de vez o formato que havia sido definido por um profissional.
 
Esse problema tem soluçãomas elas não são baratas. "Se houver alguma célula da matriz do pelo poderá haver o crescimento de uma nova linhagem, sim", diz o médico. E, para estimular esse desenvolvimento, a medicina uma ajuda valiosa, que vai desde medicamentos de uso tópico, como o minoxidil (também usado para combater a queda de cabelo) ou a prostaglandina, encontrada em um colírio para glaucoma, que faz os pelos crescerem de novo — e está sendo usada até mesmo em máscaras para cílios com essa função.
 
Uma solução mais drástica — e também mais moderna! — é o "transplante de sobrancelhas", quando se implanta pelos do couro cabeludo no local. Esse método está sendo usado também em pacientes que perdem os pelos devido a quimioterapia ou outras doenças. As informações são do IG.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade