Salvador

Secretaria investiga descarte irregular de material para teste rápido de HIV

Postos também realizaram testes para detecção das Hepatites B e C e Sífilis no Carnaval

14/02/2013 às 19h17, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade
 
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) investiga a responsabilidade do descarte irregular de materiais utilizados em testes gratuitos para detecção do vírus HIV, além das hepatites B e C e sífilis durante o Carnaval. 
 
Materiais como ampolas com sangue e nome das pessoas foram encontrados na quarta-feira (13) próximo ao posto montado no cruzamento com a rua Miguel Burnier, em frente ao Shopping Barra
 
De acordo com Tonia Falcão, diretoria deral de Vigilância da Saúde, a montagem, desmontagem e administração da unidade estava sob responsabilidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). 
 
A SMS apura quem foi o profissional que ficou na unidade até 20h da terça-feira (12) e não avisou que ainda havia material para ser descartado. A diretora não soube informar o destino do material, que foi retirado do local. 
 
Por outro lado, a Sesab diz que contratou uma empresa para a montagem da estrutura, mas a operação, coordenação e supervisão do posto ficou sob responsabilidade do município. Profissionais do Estado também foram autorizados a trabalhar no posto, mas com a supervisão da SMS, segundo a Sesab
 
Além do posto na Barra, os testes foram realizados até a última terça-feira (12) na Unidade de Saúde da Família do Pelourinho e no 3º Centro de Saúde da Liberdade. Durante o Carnaval, foram realizados 5.280 testes rápidos. Dezesseis pessoas tiveram diagnósticos positivos para HIV, 84 reagentes para sífilis, 14 para Hepatite C e 07 para Hepatite B. 
 
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as pessoas que tiveram diagnóstico positivo receberam orientações dos profissionais de saúde e foram encaminhadas para os serviços especializados onde darão início ao tratamento.
 
Os testes para detecção de doenças sexualmente transmissíveis podem ser feitos gratuitamente durante todo o ano no Centro de Testagem e Aconselhamento Marymar Novais, que funciona no Dendezeiros. As informações são do Correio.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade