Economia

Caixa lança fundo de investimento atrelado ao ouro

Fundo com liquidez é destinado a pessoas físicas e jurídicas

14/02/2013 às 17h24, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade
 
A Caixa Econômica Federal lança nesta quinta-feira (14) o primeiro fundo de investimento do banco atrelado ao ouro. O CAIXA FI Ouro Multimercado LP, fundo de investimento da categoria Multimercado Estratégia Específica, é destinado a pessoas físicas e jurídicas consideradas Investidores Qualificados. O objetivo do Fundo é buscar retornos relacionados à variação dos preços do ouro na Bolsa de Londres, acompanhando o índice “Gold London PM Fixing”, que obteve entre 2011 e 2012 rentabilidade acumulada de 17,93%.
 
Os investidores poderão aplicar no CAIXA FI Ouro Multimercado LP com valores a partir de R$ 5.000,00, com taxa de administração de apenas 1,50% ao ano e sem cobrança de taxa de performance. As movimentações neste fundo poderão ser feitas nas agências do banco ou pelo Internet Banking CAIXA.
 
Para o vice-presidente de Gestão de Ativos de Terceiros da CAIXA, Marcos Vasconcelos, o FI Ouro amplia o portfólio de fundos e diversifica as carteiras de investimento dos clientes do banco. “É um fundo com liquidez, que admite aplicações e resgates diários, e que se apresenta como alternativa para os investidores que desejam direcionar parte de suas aplicações para uma modalidade que visa à preservação do patrimônio, principalmente em momentos mais adversos do mercado”, explica o vice-presidente.
 
No mercado, a maioria dos fundos atrelados ao Ouro é constituída sob a forma de condomínio fechado, com data de encerramento pré-estabelecida e operações estruturadas para a proteção do capital investido. Geralmente, estes fundos permitem o resgate do valor aplicado somente ao final do prazo da operação estruturada, que é aproximadamente de dois a três anos. O CAIXA FI Ouro Multimercado LP é um fundo constituído sob a forma de condomínio aberto, por prazo indeterminado de duração e com liquidez diária, o que facilita o planejamento das movimentações pelos investidores.
 
Tendência – Desde 2008 o Ouro é altamente procurado pelos investidores, que buscaram se proteger dos efeitos das crises americana e europeia, apresentando-se  como a aplicação de melhor rentabilidade nos últimos três anos. O investimento em fundo atrelado ao ouro, commoditie metálica que funciona como reserva de valor, é um instrumento de aplicação adequado para proteger a carteira de investimentos, especialmente em momentos de turbulência. Especialistas em commodities apontam que a tendência do ouro segue em alta em 2013 por conta das incertezas que ainda pairam nos cenários econômicos.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade