Acorda Cidade | Dilton Coutinho | Portal de notícias de Feira de Santana - Bahia

22º 30º Feira de Santana
20 de outubro de 2014

Notícias

Esportes

Empregos

Lazer

Especial

Top Bahia
Vitalab  novo
Centro Mdico dos Remdios
Todas as notícias Educação

Sorteio eletrônico: abertas inscrições para cursos técnicos

09/01/2013 09h56
Podem se inscrever estudantes que já concluíram o ensino médio na rede pública de ensino, que querem voltar a estudar e fazer um curso técnico de nível médio
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Sorteio eletrônico: abertas inscrições para cursos técnicos
Paulo José/Acorda Cidade

Sorteio eletrônico: abertas inscrições para cursos técnicos

Acorda Cidade

Começam hoje (9) e prosseguem até o dia 23 de janeiro, as inscrições para os cursos técnicos de nível médio na rede pública estadual. Serão ofertadas 11.040 vagas para os Centros Territoriais e Centros Estaduais de Educação Profissional na capital e interior, na forma de articulação subsequente. Isso significa um incremento de 48,7% no número de vagas em relação a última oferta de 2012.

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Além disso, dois novos cursos estão sendo ofertados: Técnico em Farmácia e Técnico em Cuidados de Idosos. A oferta contempla 61 Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional localizados em 62 municípios dos 27 Territórios de Identidade.

Podem se inscrever estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública de ensino, que querem voltar a estudar e fazer um curso técnico de nível médio. As vagas são para o primeiro e segundo semestres de 2013.


Vagas

Estão sendo ofertadas vagas de 12 eixos tecnológicos. São 51 cursos técnicos, como por exemplo: Administração, Agroindústria, Agroecologia, Arte Dramática, Biotecnologia, Cuidados de Idosos, Desenho em Construção Civil, Eletrotécnica, Edificações, Logística, Comércio, Cooperativismo, Informática, Enfermagem, Eletrotécnica, Farmácia, Meio Ambiente, Mecânica, Manutenção Automotiva, Nutrição e Dietética, Programação de Jogos Digitais, Petroquímica, Petróleo e Gás, Produção de Moda, Secretariado, Serviços Públicos e Segurança do Trabalho. Os cursos são ofertados em Centros Territoriais e Centros Estaduais de Educação Profissional da capital e interior. (veja lista)


Sorteio Eletrônico

As vagas serão distribuídas por sorteio eletrônico, uma forma democrática de acesso à EP na Bahia por garantir igualdade de oportunidade para todos. O sorteio será realizado no dia 05 de fevereiro, às 15 horas, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), situado na Rua das Muriçocas, s/n, Paralela, em Salvador. O sorteio será transmitido por videoconferência e acompanhado por órgãos controladores do Estado, como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, professores e será aberto para acompanhamento de estudantes, pais e mães. Não será realizado Sorteio Eletrônico para os cursos cuja demanda de candidatos seja inferior ao número de vagas ofertadas.

Matrícula

A matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico ocorrerá nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2013. As pessoas contempladas deverão se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, duas fotos três por quatro e histórico escolar. Só serão aceitos Atestados de Conclusão de cursos para os alunos concluintes do ensino médio no ano letivo de 2012. O início das aulas para quem for contemplado no primeiro semestre está previsto para 1º de abril ou de acordo com o calendário do Centro ou unidade. O início das aulas dos candidatos contemplados no Sorteio Eletrônico para o segundo semestre de 2013 obedecerá ao calendário letivo específico definido pela Secretaria de Educação em Portaria de Matrícula.

Todos os candidatos inscritos serão sorteados e classificados. Mas só serão convocados para matrícula, os classificados de acordo com o número de vagas ofertadas para cada centro e unidade. Os candidatos contemplados no sorteio eletrônico para os cursos no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, ofertados pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, passarão por um teste de habilidade específica. O teste, de caráter eliminatório, será aplicado no próprio Centro durante o período de matrícula. Os estudantes já deverão se dirigir ao Centro com os documentos necessários, pois se aprovados no teste de habilidade específica efetivarão a matricula imediatamente após o teste.
 

É muito importante a sua participação. Envie para nós a sua sugestão de correção.



É muito importante a sua participação. Em breve entraremos em contato.



Comentários

Matiz criana
Iphone - Acorda Cidade - Capa 2

Veja também

Vídeos

Assaltantes tocam fogo em vítima em Feira de Santana

PodCast

Homens assaltam caminhoneiro e roubam carga avaliada em 130 mil reais

mais podcast ›

Canta Passarinho

De: Joana
Para: Secretária de transporte
Local: Feira de Santana

"Boa tarde! Os ônibus do Vila Olímpia, não estão cumprindo os horários e quando vou reclamar responde-me que estava quebrado e está acontecendo com freqüência, sem contar que são ..."

envie seu recado mais recados ›